Seap realiza operação para fiscalizar presos que usam tornozeleiras eletrônicas no Rio Grande do norte

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou entre a noite de sexta-feira e madrugada deste sábado, dia 18, a operação Tolerância Zero, com o objetivo de fiscalizar o uso de tornozeleiras eletrônicas por detentos do regime semi-aberto que circulam no RN. A ação contou com a participação de 91 policiais penais, que realizaram 55 abordagens, identificando quatro situações de violação do sistema de monitoramento.

Os detidos foram conduzidos para a Penitenciária João Chaves para cumprimento de sanções. Ações dessa natureza contribuem com a diminuição dos índices de criminalidade e terão continuidade. Outros 70 suspeitos foram abordados durante  a  operação. O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, explica que a operação faz parte da política de segurança pública do Estado e, para se chegar a esse momento, foi necessário investir em recursos humanos e material na Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) da Seap.

“Essa é a primeira operação do tipo realizada por nós e só foi possível graças a reestruturação do setor e a criação, em dezembro, da Polícia Penal. Em dez meses triplicamos o número de servidores, transferimos as operações para dentro do Ciosp e passamos a funcionar 24 horas por dia. Agora, com essas condições, as fiscalizações dos usuários de tornozeleira eletrônica na rua serão rotina e vão contribuir para melhorar os índices de segurança”, disse.

A operação Tolerância Zero teve início às 17h30 da sexta-feira e se estendeu até o inicio da madrugada deste sábado. Contou com 24 equipes do Grupo de Escolta Penal (GEP), Departamento de Operações Táticas (DOT) e Grupo Penal de Operações com Cães (GPOC). O efetivo de plantão das unidades prisionais não foi alterado. Os policiais penais realizaram 55 abordagens a detentos do semi-aberto em vários bairros da Grande Natal.  Cada equipe tinha um operador com equipamento para localizar o usuário com tornozeleira em tempo real. Os policiais penais foram até as residências dos apenados e nos locais onde eles estão autorizados a transitar para verificar, in loco, o cumprimento da pena.

O RN tem atualmente 1.460 tornozeleiras ativas e está adquirindo outras 3 mil. O vice-governador, Antenor Roberto, observou que a Seap tem avançado e consolidado seu papel na política de segurança pública do Estado, colaborando para a redução dos índices de violência e criminalidade. “Essa operação tem um efeito muito positivo e é mais um momento de protagonismo do policial penal do RN”, disse.

Assessoria de Comunicação SEAP/RN

dot

Postado em 19 de janeiro de 2020 - 8:46h