Mãe busca justiça após morte do filho de 9 anos durante cirurgia em Natal

Uma família de Natal enfrenta há sete meses o luto pela morte de Renan, de 9 anos. O menino morreu após uma cirurgia para retirada das amígdalas em uma clínica particular da capital potiguar.
Segundo a mãe, Camila Lira, Renan era saudável antes do procedimento. A cirurgia teria duração prevista de 40 a 50 minutos. No entanto, conforme o relato da família, o procedimento durou cerca de quatro horas.
Mãe relata demora durante cirurgia
De acordo com Camila, Renan seguiu para a recuperação com auxílio de oxigênio após a cirurgia. Inicialmente, a família recebeu a informação de que o menino havia apresentado um sangramento durante o procedimento.
Porém, segundo a mãe, Renan não acordava e permanecia pálido. Além disso, ele não apresentava reação.
Depois, os familiares receberam a informação de que o menino precisaria de atendimento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Renan, entretanto, morreu após o procedimento.
Laudo do IML aponta hemorragia
Segundo Camila, o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou hemorragia aguda e choque hipovolêmico como causas da morte.
A mãe afirma ainda que o documento registra o rompimento de vasos sanguíneos durante a cirurgia. Para a família, esses dados precisam de esclarecimentos.
Por isso, Camila questiona as circunstâncias que envolveram o procedimento e o atendimento prestado ao filho após a cirurgia.
Família questiona depoimentos
Além disso, a mãe afirma que encontrou divergências nos depoimentos prestados durante a investigação.
Camila também relata a presença de dois médicos residentes na clínica durante o procedimento. Segundo ela, os nomes desses profissionais não aparecem no registro da sala entregue à família.
Diante disso, a mãe quer entender qual foi a participação de cada profissional no atendimento.
Ela também questiona a decisão das autoridades de não indiciar os envolvidos após a conclusão do inquérito policial.
Mãe pede investigação completa
Durante entrevista ao Tá na Hora RN, Camila afirmou que não pretende fazer uma acusação definitiva de erro médico.
No entanto, ela defende que todas as possibilidades sejam investigadas. Para a mãe, esclarecer o que aconteceu durante a cirurgia é fundamental para a família.
Além disso, Camila afirma que busca evitar que outras famílias enfrentem uma situação semelhante.
Outras pessoas procuraram a família
Depois que o caso ganhou repercussão, Camila afirma ter recebido relatos de outras pessoas que disseram ter enfrentado problemas relacionados à mesma clínica.
Segundo a mãe, essas informações reforçaram a decisão de continuar buscando respostas sobre a morte de Renan.
Ainda conforme Camila, a família pretende seguir com as medidas necessárias para esclarecer o caso e buscar justiça.
Caso foi exibido no Tá na Hora RN
A história de Renan foi apresentada em reportagem do Tá na Hora RN, da TV Ponta Negra.
A família contou detalhes do caso e apresentou os questionamentos que pretende esclarecer.
PONTA NEGRA NEWS