Polícia apreende 700 quilos de explosivos em Fortaleza
Pelo menos 700 quilos de explosivos foram encontrados pela polícia em um apartamento no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, nesta quarta-feira (16). No local havia 23 caixas de emulsão explosiva e rolos de cordel detonante, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará.
Os explosivos são de uma carga roubada no último dia 21 de dezembro, segundo revelou o secretário da Segurança Pública, André Costa. De acordo com ele, o material era destinado ao trabalho em pedreiras.
A apreensão ocorre em meio à onda de ataques com explosões em pontes, viadutos e torres no Ceará. A suspeita é de que os explosivos seriam usados em ações criminosas contra o estado.
O material estava acondicionado de forma indevida em um apartamento vazio. Segundo André Costa, o local “certamente era usado por criminosos pra guardar materiais ilícitos”.
A polícia civil o Esquadrão Antibombas, Perícia Forense e a Unidade Tática Operacional (UTO) foram ao local. O material encontrado passou por perícia, e será levado ao Exército Brasileiro.
Segunda carga apreendida
No fim de semana, policiais civis do Ceará apreenderam cerca de cinco toneladas do mesmo material explosivo, que também havia sido roubado em dezembro de 2018.
Seis suspeitos, que segundo os investigadores seriam membros de uma facção criminosa com atuação em todo o Brasil, foram capturados no local onde o material foi achado, no Bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza.
Ainda conforme policiais civis, parte da carga já havia sido utilizada nos ataques que ocorrem desde 2 de janeiro no Ceará. Em alguns dos crimes, bandidos usaram explosivos em pontes, viadutos, delegacias, numa torre de telefonia e em uma torre de distribuição de energia elétrica.
G1/CE